domingo, 5 de julho de 2009

Origem da Homossexualidade


A discussão sobre a natureza da homossexualidade mobiliza a psicologia e outros campos da ciência. Seria a sua origem biológica ou cultural? Até meados do século XX não havia muitas dúvidas sobre a questão. O homossexualismo era catalogado pela Organização Mundial de Saúde como distúrbio mental e a culpa quase sempre recaía sobre a educação recebida dos pais. Freud considerava a homossexualidade uma forma de retardo no desenvolvimento do indivíduo, causado por um pai ausente ou por uma mãe super protetora.
Os estudos mais recentes indicam que, embora as experiências de vida possam concorrer para que alguém se torne homossexual, os fatores biológicos, decididamente, têm um papel nesse processo.
Uma pesquisa mostra que o cérebro de pessoas homossexuais se assemelha mais ao de indivíduos do sexo oposto do que ao de heterossexuais do mesmo sexo.Na pesquisa, noventa voluntários foram submetidos a exames de tomografia e ressonância magnética no cérebro.
Os cientistas viram que tanto homens heterossexuais quanto mulheres homossexuais apresentam uma assimetria: o hemisfério cerebral direito é um pouco maior que o esquerdo. Entre homens homossexuais e mulheres heterossexuais, por outro lado, o volume dos dois hemisférios é equivalente.
Existe uma infinidade de teorias psicológicas e biológicas tentando explicar a origem da homossexualidade. As teorias psicológicas, assim como as biológicas são abundantes em opiniões e afirmações. Entretanto, nada de definitivo foi apresentado até o momento.
Porém existem as possíveis origens do homossexualismo:
Genética : Baseada na crença de que os homossexuais nascem assim , em razão de fatores hereditários.
Social / Familiar : Afirmam ser o ambiente social, aliado a traumas familiares, causados por pais dominadores e repressivos.
Morfologia cerebral : Cientistas , amparados nos métodos de neuroimagem , pesquisaram as diferenças morfológicas do cérebro para justificar o comportamento homossexual.
Origem congênita : Baseada na tese de que esta característica nasce com o individuo, é inata.

"O homossexualismo, atualmente chamado de homossexualidade, é apenas uma expressão natural da sexualidade humana e tudo o que se disser ao contrário é uma afronta aos direitos humanos universais. Ele não é uma doença, não é uma perversão e muito menos um pecado." (Fabrício Viana)

" Realmente não importa se o homossexualismo vem da natureza ou da criação. O importante é garantir direitos iguais para todos". (Alan Wardle, líder homossexual em Stonewall, Inglaterra)

Um comentário: